Winews #09
Em meio a conversas em andamento sobre uma proibição do TikTok nos EUA e potencialmente em outras regiões, o momento é particularmente interessante.
Hoje, a “data.ai” divulgou seu mais recente relatório de desempenho do aplicativo, que mostra que o TikTok superou o Instagram como o aplicativo mais baixado no primeiro trimestre de 2023.
Mas quais as consequências da proibição do TikTok ?
Com ele liderando em downloads e gastos dos consumidores nos primeiros três meses do ano, e com a junção do aplicativo de edição, Cap Cut, está superando o Snapchat e o Messenger no total de downloads no período.
O que não é uma verdadeira surpresa. O TikTok se tornou a fonte de entretenimento para muitas pessoas, e em meio a uma mudança mais ampla do compartilhamento social – ou seja, pessoas postando seus próprios pensamentos e atualizações – o entretenimento tornou-se o principal objetivo dos aplicativos de mídia social, com os usuários passando horas por dia rolando por um fluxo interminável de videoclipes curtos.
Isso não era possível no passado, devido a limitações de conectividade de rede e custos relacionados. Mas agora, a maioria das pessoas pode assistir a conteúdo de vídeo em qualquer momento, a taxas relativamente baixas, o que mudou a dinâmica ainda mais para que o vídeo seja a principal mídia com a qual os usuários se envolvem.
E, como observado, as pessoas simplesmente não estão postando nas mídias sociais como antes.
Isso se reflete nos dados internos do Meta, que o The Wall Street Journal publicou em janeiro, mostrou que, embora o uso do Meta tenha aumentado no quarto trimestre de 2022, a criação e o engajamento diminuíram, com menos pessoas postando no Facebook e no Instagram do que no passado.
Esta é a mudança para o entretenimento em relação ao social – e, de fato, o TikTok se refere a si mesmo como ‘um aplicativo de entretenimento’, não como uma rede social.
Isso está se tornando cada vez mais um descritor mais adequado – e enquanto todas as outras redes sociais tentam recuperar o atraso e aumentar suas próprias estatísticas de engajamento, fornecendo experiências de uso mais pegajosas e compulsivas, as abordagens algorítmicas e de conteúdo do TikTok se destacam, com o foco no melhor conteúdo de todos os usuários, em vez de restringir suas entradas às suas redes menores e selecionadas
A própria construção do aplicativo a esse respeito lhe dá uma enorme vantagem. Meta está gradualmente fechando a lacuna, assim como o YouTube, com suas funcionalidades de imitação. Mas o TikTok continua sendo o líder na corrida de entretenimento social. Seu algoritmo é simplesmente muito bom, muito adaptável e muito mais compulsivo do que outras plataformas nesta fase.
Isso, é claro, pode ser em vão se o aplicativo for banido, e parece que estamos avançando para a próxima etapa, onde algum nível de ação será tomado contra o TikTok e sua propriedade chinesa. Mas as estatísticas aqui sublinham a popularidade do aplicativo e as oportunidades de aplicativos focados em entretenimento em vez de conexão social.
Manter o equilíbrio, então, de facilitar o engajamento com os criadores, a fim de mantê-los fazendo upload, além de manter os usuários voltando, representa um desafio. Mas os gráficos aqui mostram que o TikTok está liderando o caminho – e é por isso que seus proprietários estão fazendo tudo o que podem para manter a conexão com usuários em todo o mundo.
As perdas potenciais como resultado das proibições do TikTok seriam enormes. Com isso em mente, espero que, de alguma forma, um compromisso viável seja encontrado, e o TikTok permaneça em operação para os usuários a longo prazo. Mas podemos estar em alguma interrupção de curto prazo – cujo escopo está definido nessas listagens.
Por Isadora Ribas Rodrigues com informações de https://www.socialmediatoday.com/news/tiktok-leads-the-app-download-charts-in-q1-2023/646096/